top of page
NPC - BANNER - SITE.png
Foto do escritorTudo Sobre Pós-graduação

A CAPES lançou o Programa Institucional de Pós-Doutorado

A CAPES anunciou a criação do Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD), que concede bolsas de até três anos para pós-doutores, tanto em território nacional quanto no exterior, por meio de instituições de ensino superior que receberão os fundos da Fundação. A oficialização da nova medida foi publicada na Portaria nº 282/2024, no Diário Oficial da União e no site da Coordenação, na quinta-feira, 5 de setembro. Detalhes sobre a primeira oferta do programa serão divulgados na próxima semana.


O PIPD tem como objetivos fomentar a realização de pesquisas de alta qualidade, estimular a permanência de doutores no Brasil, fortalecer os grupos de pesquisa nacionais, melhorar a atuação dos doutores e promover a internacionalização dos programas de pós-graduação (PPG). Esta iniciativa responde à crescente demanda da comunidade acadêmica por mais oportunidades de estágio pós-doutoral.


Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, ressalta a importância do retorno das bolsas de pós-doutorado: “É essencial para o Brasil ampliar sua produção científica em consonância com as necessidades da sociedade moderna. Garantir a continuidade da atuação de mais doutores é vital para a soberania nacional, pois o desenvolvimento de um país depende fundamentalmente da educação e da ciência.”


O PIPD funcionará de forma semelhante aos outros Programas Institucionais da CAPES. As instituições de ensino superior selecionarão os candidatos para as bolsas, enquanto a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ou órgão equivalente) coordenará o programa na instituição e fará a interface com a Fundação. A Coordenação ficará encarregada de definir as normas e procedimentos do PIPD, além de gerenciar os repasses das mensalidades.


Fonte:

bottom of page