Um leitor do blog fez a seguinte indagação: “fiz graduação em uma faculdade e agora desejo fazer mestrado em outra, como devo proceder?”
Primeiramente, não existe uma regra fechada, cada programa de pós-graduação tem uma metodologia de seleção e cada professor tem uma forma de trabalhar, então, cada caso é um caso. Mas, é possível traçarmos alguns pontos importantes neste processo.
A grande maioria das pessoas que optarão por cursar um mestrado já terão feito iniciação científica, portanto, já terão uma noção de como funciona o método científico, forma de trabalhar do professor, se gosta daquela linha de pesquisa ou não, enfim, não terão muitos segredos.
Agora, se você está partindo de uma faculdade/universidade em que a pesquisa não é algo “forte”, e você nunca fez iniciação científica, todo o processo é novo, eis aqui alguns passos que você pode seguir.
Suponhamos que você fez graduação em Ciências Sociais e deseja fazer seu mestrado nessa mesma área, e também, que ele seja realizado na UNESP de Araraquara.
Então, você entra no site da Universidade e vai até a página da pós-graduação: lá você encontrará algumas informações úteis, que serão importantes no seu processo de escolha. Neste campus, Faculdade de Ciências e Letras, tem o curso que você pretende fazer e que ele tem conceito 4 junto a CAPES.
Escolhida a faculdade, é preciso olhar as linhas de pesquisa que existem nesse programa de pós-graduação.
Nesse caso específico, são 4 linhas de pesquisa existente, pode ser mais ou menos, varia de lugar para lugar.
Digamos que você tenha afinidade com Trabalho e Movimentos Sociais , ao clicar neste link, você terá acesso a lista de professores que trabalham com essa temática e uma pequena descrição do que ela engloba:
Aqui é um momento de você refinar a sua busca, é aconselhável olhar todos professores, embora tenham a mesma linha de pesquisa, o trabalho pode ser, provavelmente será, muito diferente um do outro.
Ao clicar sobre o nome do professor, você será levado para um resumo do currículo deste professor ou para a Plataforma Lattes (A Plataforma Lattes é um sistema de currículos virtual criado e mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, pelo qual integra as bases de dados curriculares, grupos de pesquisa e instituições em um único sistema de informações, das áreas de Ciência e Tecnologia, atuando no Brasil) no qual você poderá ver tudo que esse professor já fez no mundo acadêmico: onde estudou, quantos artigos já publicou, quantos livros, quem são seus parceiros, etc. É aqui que você saberá o que cada professor já fez de fato! Neste exemplo escolhi o professor doutor Dagoberto José Fonseca.
Feito isso, é hora de pegar o contato do professor e enviar-lhe um e-mail, se apresentando, dizendo quais as suas pretensões, que gostou dos trabalhos de pesquisa que ele já realizou e realiza, e talvez, perguntando se ele está disponível para te orientar no mestrado.
Tendo essa primeira parte em mente é hora de se preparar. Escolher com bastante antecedência, entre 6 meses e 1 ano, é importante para que você possa se inteirar de todo o processo seletivo e consequentemente possa chegar preparado em todas as etapas..
Desejamos boa sorte nos processos seletivos e na vida acadêmica!
Observação: a escolha da INSTITUIÇÃO/LINHA DE PESQUISA/PROFESSOR utilizada nesse post são meramente ilustrativas.