O método científico é uma série de etapas seguidas por pesquisadores científicos para responder a perguntas específicas sobre o mundo natural. Envolve fazer observações, formular hipóteses e conduzir experimentos científicos. A investigação científica começa com uma observação seguida pela formulação de uma pergunta sobre o que foi observado. As etapas do método científico são as seguintes:
Observação
Pergunta
Hipótese
Experimentação
Resultados
Conclusão
Observação
A primeira etapa do método científico envolve fazer uma observação sobre algo que lhe interessa. Isso é muito importante se você estiver fazendo um projeto de ciências, porque deseja que seu projeto se concentre em algo que prenda a atenção. Sua observação pode ser sobre qualquer coisa, desde o movimento das plantas até o comportamento animal, desde que seja algo sobre o qual você realmente queira saber mais. É aqui que você tem a ideia para o seu projeto de ciências.
Pergunta
Depois de fazer sua observação, você deve formular uma pergunta sobre o que observou. Sua pergunta deve dizer o que você está tentando descobrir ou realizar em seu experimento. Ao fazer sua pergunta, você deve ser o mais específico possível. Por exemplo, se estiver fazendo um projeto com plantas , você pode querer saber como as plantas interagem com os micróbios. Sua pergunta pode ser: plantas inibem o crescimento bacteriano?
Hipótese
A hipótese é um componente chave do processo científico. Uma hipótese é uma ideia sugerida como explicação para um evento natural, uma experiência particular ou uma condição específica que pode ser testada por meio de experimentação. Ela declara o propósito de seu experimento, as variáveis usadas e o resultado previsto de seu experimento. É importante observar que uma hipótese deve ser testável. Isso significa que você deve ser capaz de testar sua hipótese por meio da experimentação . Sua hipótese deve ser confirmada ou falsificada por seu experimento.
Experimentação
Depois de desenvolver uma hipótese, você deve projetar e conduzir um experimento que irá testá-la. Você deve desenvolver um procedimento que declare muito claramente como planeja conduzir seu experimento. É importante que você inclua e identifique uma variável controlada ou variável dependente em seu procedimento. Os controles nos permitem testar uma única variável em um experimento porque elas não são alteradas. Podemos então fazer observações e comparações entre nossos controles e nossas variáveis independentes (coisas que mudam no experimento) para desenvolver uma conclusão precisa.
Resultados
Os resultados são onde você relata o que aconteceu no experimento. Isso inclui o detalhamento de todas as observações e dados feitos durante o experimento. A maioria das pessoas acha mais fácil visualizar os dados fazendo figura ou gráfico das informações.
Conclusão
A etapa final do método científico é desenvolver uma conclusão. É aqui que todos os resultados do experimento são analisados e uma determinação é feita sobre a hipótese. O experimento sustentou ou rejeitou sua hipótese? Se sua hipótese foi confirmada, ótimo. Caso contrário, repita o experimento ou pense em maneiras de melhorar seu procedimento.
Variáveis
Ao projetar um experimento, você está controlando e medindo variáveis. Existem três tipos de variáveis:
Variáveis controladas: Você pode ter quantas variáveis controladas desejar. Essas são partes do experimento que você tenta manter constantes ao longo de um experimento para que não interfiram em seu teste. Anotar variáveis controladas é uma boa ideia porque ajuda a tornar seu experimento reproduzível , o que é importante para a ciência! Se você tiver problemas para duplicar os resultados de um experimento para outro, pode haver uma variável controlada que você perdeu.
Variável independente: esta é a variável que você controla.
Variável dependente: esta é a variável que você mede. É chamada de variável dependente porque depende da variável independente.
Fontes:
HADDAD, Nagib. Metodologia de estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Roca, 2004.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007.
Esse artigo foi escrito originalmente em : https://www.thoughtco.com/scientific-method-p2-373335