As duas variáveis principais em um experimento científico são a variável independente e a variável dependente.
Uma variável independente é definida como a variável que é alterada ou controlada em um experimento científico. Ele representa a causa ou razão de um resultado.
Variáveis independentes são as variáveis que o experimentador altera para testar sua variável dependente. Uma mudança na variável independente causa diretamente uma mudança na variável dependente. O efeito na variável dependente é medido e registrado.
Exemplos de Variáveis Independentes
Um cientista está testando o efeito da luz e da escuridão no comportamento das mariposas, ligando e desligando uma luz. A variável independente é a quantidade de luz e a reação da mariposa é a variável dependente .
Em um estudo para determinar o efeito da temperatura na pigmentação da planta, a variável independente (causa) é a temperatura, enquanto a quantidade de pigmento ou cor é a variável dependente (o efeito).
Representando graficamente a variável independente
Ao representar graficamente os dados de um experimento, a variável independente é plotada no eixo x, enquanto a variável dependente é registrada no eixo y.
Principais vantagens: variável independente
A variável independente é o fator que você altera ou controla propositalmente para ver o efeito que tem.
A variável que responde à mudança na variável independente é chamada de variável dependente. Depende da variável independente.
A variável independente é representada graficamente no eixo x.
Esse artigo foi escrito originalmente em: https://www.thoughtco.com/definition-of-independent-variable-605238